segunda-feira, 18 de março de 2013

Mudança de Estado



Há um tabaco especial para narguilés, conhecido popularmente como essência, usualmente feito com tabaco, melaço (um subproduto do açúcar) e frutas ou aromatizantes. Os aromas são bastante variados; encontra-se de frutas (como pêssego, maçã-verde, coco), flores, mel, e até mesmo Coca-Cola, Vinho e Red-Bull. Também é possível encontrar essências não-aromatizadas, estas progressivamente perderam espaço para as aromatizadas, que hoje são muito mais populares..

A fumaça vem com nicotina, que vicia, vem com alcatrão e monóxido de carbono, substâncias do tabaco.

Como a concentração de monóxido de carbono é maior com o narguile, por causa da combustão do carvão, sua concentração equivale ao final de 40 minutos a se ter fumado 100 cigarros.
Essa fumaça desce até a base, onde é resfriada e filtrada pela água, que retém algumas partículas sólidas. A fumaça segue pelo tubo até ser consumida pelo usuário com o sabor da essência escolhida.
a água filtra um pouco da nicotina. Mas a fumaça continua carregando uma dose da substância suficiente para viciar os apreciadores do narguilé.
A água fica no vaso do narguilé fervendo com a brasa do carvão, e com isso ela vira vapor saindo assim pelas mangueiras em forma de fumaças aromatizadas A essência fica na cerâmica. Quando se puxa pela mangueira, vai queimando o carvão, que faz com que a essência vá queimando, ai passa pelo esqueleto do narguile, até o copo onde esta a água, pra ficar menos prejudicial.
E no começo quando se esta fumando, ainda sai um pouco de carvão e pedaços de essência porque a água ainda não começou a ferver para “filtrar”.
A queima de carvão para obtenção de energia produz efluentes altamente tóxicos como, por exemplo, o mercúrio e outros metais pesados como vanádio, cádmio, arsênio e chumbo. Além disso, a libertação de dióxido de carbono causa poluição na atmosfera, agravando o aquecimento global e contribuindo para a chuva ácida.

Bianca Gracielli nº 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário